terça-feira, 24 de abril de 2012

FAZENDEIROS APRESENTAM CONTRAPROPOSTA PARA EVITAR CONFRONTOS COM ÍNDIOS

Em uma reunião com agentes da Polícia Federal (PF), os fazendeiros de Pau Brasil (a 551 km de Salvador) rejeitaram a proposta dos índios para um pacto de paz no sul da Bahia até o julgamento da Ação Civil Ordinária (ACO/ 312/1982), que pede a nulidade de títulos de propriedades rurais dadas a fazendeiros pelo Governo do Estado. O encontro aconteceu no final da manhã desta segunda-feira, 23, na sede do Sindicato de Produtores Rurais da cidade e durou cerca de duas horas.

“A nossa contraproposta é que os invasores devolvam as 12 propriedades, assim selamos uma trégua até o dia 9 de maio. Depois dessa data, haverá uma nova rodada de negociação para devolução das 56 fazendas em Itaju do Colônia”, disse Marcos Vinícius Gaspar, um dos produtores rurais que participou do encontro.

No domingo, 22, pela manhã o delegado federal Alex Drummont intermediou uma rodada de negociação entre prepostos da Funai e lideranças indígenas em uma das fazendas ocupadas pelos Hã-hã-hãe. “O objetivo é chegar a um entendimento entre as partes para evitar confrontos e novas mortes”, acrescentou Drummont.

O presidente do Sindicato Rural de Pau Brasil, Miguel Arcanjo, disse que não tem como aceitar a proposta dos índios. “Precisamos ter acesso às fazendas para manejo do gado que lá existe e reaver nossas atividades de onde os produtores retiravam o sustento de suas famílias e seus empregados”, acrescenta. (As informações do A Tarde)

Nenhum comentário:

Postar um comentário