quinta-feira, 26 de abril de 2012

FIFA ANUNCIA CÓDIGO PARA COMBATER CORRUPÇÃO

A Fifa publicou nesta quinta-feira um novo código de conduta para jogadores e dirigentes de futebol, com o intuito de combater a corrupção no esporte. A entidade enviou um documento com 11 princípios básicos a 208 países afiliados e estes termos serão discutidos em um congresso que será realizado no próximo mês, em Budapeste, na Hungria.

Entre estes princípios que deverão ser respeitados, estão o pedido para que a "família Fifa rejeite e condene qualquer forma de suborno e corrupção", além de se "comportar eticamente e agir com integridade em todas as situações".

"O cumprimento destes princípios descritos no Código de Conduta é essencial para a Fifa e seus objetivos", apontou a entidade no documento. O descompromisso em seguir estas normas "pode comprometer a integridade de partidas e competições ou dar origem a abusos nas associações de futebol", completou.

Uma força-tarefa determinada pela Fifa vai discutir este novo código no dia 25 de maio, como parte da tentativa do presidente Joseph Blatter de melhorar a imagem da entidade, arranhada por causa das acusações de envolvimento em diversos incidentes de corrupção nos últimos anos.

O principal deles aconteceu em 2011, quando um jornal inglês denunciou que dirigentes de federações continentais teriam aceitado propina na votação para os países sedes para as Copas do Mundo de 2018 e 2022. Como resultado houve uma grande investigação e, por fim, quem acabou punido foi o então presidente da Confederação Asiática de Futebol, Mohammed bin Hammam, que concorreria à presidência da Fifa com Joseph Blatter.

Outra proposta da entidade é se modernizar e, para isso, também será sugerido em Budapeste que uma idade limite seja implementada para os candidatos a postos da Fifa. Assim, ninguém com mais de 72 poderia ser eleito dirigente do principal órgão do futebol mundial. (As informações da Agência Estado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário