quinta-feira, 26 de abril de 2012

FEIRA DE SAÚDE CELEBRA DIA DE COMBATE À HIPERTENSÃO ARTERIAL

O Dia de Combate à Hipertensão Arterial, celebrado nacionalmente nesta quinta-feira, 26, foi lembrado na capital baiana por meio de uma Feira de Saúde, realizada na Praça do Campo Grande, na região central de Salvador.

Até as 17h desta quinta, os moradores da cidade puderam aferir pressão arterial, passar por avaliação e orientação nutricional, receber dicas sobre saúde bucal e obter o Cartão SUS mediante apresentação do documento de identidade e comprovante de residência.

Além destes serviços, a população também teve acesso gratuito a uma série de palestras que tratavam sobre a saúde do idoso, do homem, da mulher, da criança, do adolescente e da pessoa com deficiência. Os participantes ainda receberam orientações sobre saúde mental, alimentação e nutrição, anemia falciforme, doenças sexualmente transmissíveis, tabagismo, tuberculose e dengue.

A hipertensão é a maior causa das duas doenças que mais matam no Brasil: infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), a cada ano cerca de 300 mil brasileiros são vítimas de doenças cardiovasculares, um número duas vezes maior que as mortes causadas por câncer, por exemplo.

Os fatores que mais contribuem para o desenvolvimento de hipertensão são: diabetes, sedentarismo, obesidade, estresse emocional, uso abusivo de sal, como também herança genética. (As informações do A Tarde)

Nenhum comentário:

Postar um comentário