sexta-feira, 27 de abril de 2012

EUA SE NEGAM A TIRAR MALUF DE LISTA DE PROCURADOS DA INTERPOL

O deputado federal e ex-prefeito da capital paulista Paulo Maluf teve o pedido de suspensão da ordem internacional de prisão contra ele na Suprema Corte de Nova York, nos Estados Unidos.

O deputado federal é acusado de fraude, roubo e lavagem de dinheiro, e está na lista de procurados da Interpol há mais de dois anos, de acordo com informações do portal G1. Os advogados de Maluf tentaram tirar o nome dele da lista de procurados da Interpol, válida em 188 países membros.

A Justiça americana, no entanto, entendeu que Maluf tem que ser julgado nos EUA, e, enquanto não se apresenta, vai continuar na condição de fugitivo da Justiça americana, ainda segundo o G1. Maluf teria movimentado contas bancárias ilegais com dólares desviados de obras públicas de São Paulo, quando foi prefeito da cidade. Ele também responde por gastar dinheiro proveniente de atos ilícitos em administrações públicas para comprar obras de arte em leilões. Se for condenado a todos os processos no país, Maluf pode levar pena de 25 anos de cadeia.

Enquanto estiver no Brasil, Maluf poderá ficar tranquilo, pois a lei está ao seu lado, já que brasileiros não podem ser extraditados, segundo a lei vigente no país. Nos outros 188 países membros da polícia internacional, o deputado poderá ser detido e levado para os Estados Unidos, onde responderia aos processos. (As informações do G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário