domingo, 1 de abril de 2012

PARQUE VALE ENCANTADO TERÁ ZONA DE PROTEÇÃO

Dois meses depois de o prefeito João Henrique sancionar a Lei de Ordenamento do Uso do Solo (Lous) que extingue o Parque do Vale Encantado para dar lugar a uma avenida, a Prefeitura de Salvador informou que pretende transformar a área em zona de proteção ambiental. Com cerca de um milhão de metros quadrados, a região próxima à avenida Paralela abriga flora e fauna remanescentes da Mata Atlântica.

Em nota enviada pelo secretário de Comunicação, André Curvello, a prefeitura argumentou que, por conta do plano de criar a área de conservação, o prefeito João Henrique (PP) optou por não vetar a emenda que prevê a extinção do parque.

Sancionada pelo prefeito em fevereiro deste ano, a Lous retira da região do Vale Encantado a condição de Parque Urbano com a justificativa de que “a caracterização da área como parque impede implantação de importante ligação viária”. A prefeitura pretende erguer no local a chamada Via Atlântica, avenida entre a orla e a avenida Paralela que prevê uma ponte pênsil sobre o Parque de Pituaçu.

Em entrevista, o prefeito João Henrique afirmou que a construção da Via Atlântica “vai passar por uma parte muito pequena do parque”, mas negou que o Parque do Vale Encantado deixará de existir. Segundo a prefeitura, a criação da zona de proteção ambiental tornará mais rigorosa a legislação de proteção do local: “Os estudos estão sendo realizados e até o final da nossa gestão vamos concretizar a medida”. (A sinformações do A Tarde)

Nenhum comentário:

Postar um comentário