sexta-feira, 30 de agosto de 2013

PM TERÁ EFETIVO MÁXIMO PARA ACOMPANHAR PROTESTOS COM ORIENTAÇÃO DE 'USAR A FORÇA' EM CASOS EXTREMOS

Esta sexta-feira (30) promete ser um dia de dor-de-cabeça e muitos transtornos para os brasileiros, com protestos marcados em todo o país, inclusive na Bahia. No chamado Dia Nacional de Luta – organizado por Centrais Sindicais – manifestantes prometem fechar rodovias, como a BR-324, e paralisar o serviço de ônibus até às 8h da manhã em Salvador. Para lidar com possíveis excessos e “garantir o direito de ir e vir de todos”, a Polícia Militar terá efetivo máximo nas ruas.

O titular da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP), Maurício Barbosa, garantiu que a orientação é para negociar até o limite, mas a retirada à força de rebelados das vias faz parte do planejamento.

“Sabemos de algumas paralisações e estamos com o efetivo preparado para isso, com o máximo de equipes da PM. Tentamos fazer a negociação ao máximo, mostrando a necessidade de se manifestar respeitando o direito de ir e vir, por exemplo, de pessoas doentes ou que têm compromissos e não merecem ter sua vida afetada por conta de manifestações, mesmo que pelas questões mais justas possíveis. Tentamos ao máximo [negociar] e colocamos policiais para acompanhar fazendo ajustes no tráfego, mas em situações extremas faremos o uso progressivo da força, caso as negociações não funcionem, para que exista a desobstruição das vias”, explicou.

No caso da BR-324, que deve ser fechada a partir das 6h, a situação será acompanhada pela Polícia Rodoviária Federal, mas os PMs estarão de prontidão para agir “caso sejam solicitados”. (As informações do Bahia Notícias)

Nenhum comentário:

Postar um comentário