quinta-feira, 29 de agosto de 2013

APAGÃO NO NORDESTE FOI CAUSADO POR QUEIMADA NO PIAUÍ, DIZ MINISTRO

O ministro das Minas e Energias, Edison Lobão, explicou que o apagão no Nordeste desta quarta-feira (28) foi uma queimada na fazenda Santa Helena em Canto do Buriti, no Piauí. Com a queimada, duas linhas de transmissão foram desligadas. A situação está sendo normalizada nos estados atingidos. As causas da queimada ainda estão sob investigação, segundo o ministro - não se sabe se foi por motivos naturais ou por ação humana. O ministro informou que em um primeiro momento a preocupação era de restabelecer o sistema.

De acordo com o Operador Nacional do Sistema (ONS) duas linhas de transmissão privadas no Piauí foram atingidas pela queimada. Estas linhas fazem a interligação entre o sistema do Norte e do Nordeste.

O primeiro desligamento foi às 14h58 na ligação entre Ribeiro Gonçalves e São João do Piauí. A linha é operada pela IENNE, empresa controlada pela espanhola Isolux Corsán. Religado às 15h04, o circuito sofreu novo desligamento às 15h06. A Isolux Corsán informou que o problema que atingiu o sistema foi de geração de energia, não de transmissão. De acordo com a empresa, a linha ficou desligada por 4 minutos das 15h58 às 16h02.

Também por conta da queimada, uma linha de transmissão que conecta Ribeiro Gonçalves a São João do Piauí sofreu um desligamento às 15h08 - esta linha é operada pela Taesa, controlada pela Cemig. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) disse que houve uma queda de energia no Nordeste às 15h03, classificada de "grandes proporções". A carga na região foi derrubada para 10% do nível normal - uma perda de 10.900 MW, o que provocou o desligamento adicional das seguintes linhas: Presidente Dutra/Teresina, Presidente Dutra/Boa Esperança e Bom Jesus da Lapa/Rio das Éguas.

Ainda de acordo com o ONS, a recomposição da energia foi concluída às 17h30 nas capitais do Nordeste. Segundo a Coelba, a situação foi normalizada às 19h em Salvador. (As informações do G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário