sexta-feira, 30 de agosto de 2013

PREFEITURA ANUNCIA REAJUSTE NO VALOR DO IPTU E AMPLIA INSERÇÕES

A prefeitura anunciou nesta sexta-feira (30) mudanças nos critérios de cobrança do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbano (IPTU) de Salvador. Em coletiva à imprensa, o prefeito ACM Neto e o secretário municipal da Fazenda Mauro Ricardo disseram que a intenção é aumentar o número de isenções. Com o novo cálculo, o imposto pode aumentar em até 35% para residências.

O projeto de lei com o novo cálculo foi enviado nesta sexta à Câmara Municipal. Agora, ao invés de definições com categorias como luxo, médio e simples, o cálculo irá considerar o valor do venal do imóvel, que leva em conta o valor de mercado do local, corrigido anualmente. Segundo a prefeitura, atualmente existem 650 mil imóveis cadastrados, mas 140 mil não pagam IPTU. A intenção é que este número de isenção passe para 235 mil se for considerada a base atual ou até 500 mil se a prefeitura atingir a meta de 1 milhão de imóveis cadastrados.

A prefeitura já lançou a campanha de cadastramento e recadastramento, dando desconto de 10% no IPTU de 2014 e 2015 para quem concluir o processo. É possível realizar o procedimento pelo site www.recadastramento.salvador.ba.gov.br até 30 de setembro. Com as mudanças no cálculo, a prefeitura espera ampliar a arrecadação em R$ 480 milhões - segundo o prefeito, serão gastos deste valor 25% em Educação e 15% em Saúde. O restante será gasto em obras estruturantes em Salvador.

"Essas propostas fazem parte da reforma fiscal da Prefeitura que, através de um conjunto de providências já tomadas, permitiu o início do equilíbrio das contas de Salvador. Isso demonstra um esforço para criar condições para que a Prefeitura ande com as próprias pernas e que deixe de ser a capital com a pior arrecadação per capta do Brasil. Quero destacar que, com essas propostas, vamos promover justiça fiscal e social no município, fazendo com que quem tem menos não pague ou pague menos, e quem tem mais pague mais", diz ACM Neto. (As informações do Correio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário