domingo, 25 de agosto de 2013

CAMPANHA PRETENDE ATUALIZAR VACINAÇÃO DE 14,4 MILHÕES DE CRIANÇAS

Começou no sábado (24) a campanha nacional para atualizar a caderneta de vacinação de crianças menores de 5 anos. A campanha vai até dia 30. Todas as vacinas do calendário básico estarão disponíveis. A meta é vacinar as crianças que não estiverem com a caderneta em dia. O público nessa faixa etária é estimado em 14,4 milhões de crianças.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, participou hoje do Dia D de Mobilização da campanha nacional em um centro de saúde na Cidade Estrutural, região administrativa do Distrito Federal. “Hoje começamos a campanha de atualização das vacinas. Os pais têm que levar sua criança de até 5 anos ao posto de saúde. Leva a caderneta de vacinação e, se não tiver a caderneta, leva só a criança. São vacinas para quase 20 doenças, oferecidas pelo Sistema Único de Saúde [SUS] e os profissionais vão ver se a criança está com a vacina em dia ou não”, disse Padilha.

A campanha vai mobilizar 34 mil postos fixos de vacinação, além dos volantes, e 350 mil profissionais de saúde. As vacinas que estarão disponíveis nos postos são BCG (para a prevenção de formas graves de tuberculose), hepatite B, penta, inativada poliomielite (VIP), oral poliomielite (VOP), rotavírus, pneumocócica 10-valente, meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola, e caxumba) e DTP (difteria, tétano e coqueluche). A ação ocorre em parceria entre o Ministério da Saúde e as secretarias estaduais e municipais de Saúde.

As crianças poderão receber também a suplementação de vitamina A para crianças entre 6 meses e 5 anos incompletos, que moram nas regiões Norte e Nordeste e em municípios prioritários do Plano Brasil sem Miséria. O complemento contribui para reduzir o risco de morte por diarreia e ajuda no desenvolvimento das crianças. (As informações da Agência Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário