segunda-feira, 26 de agosto de 2013

PREFEITO AFIRMA QUE BAIANAS TERÃO ESPAÇO GARANTIDO NA ORLA

O prefeito ACM Neto garantiu, nesta segunda-feira, 26, que as baianas de acarajé terão lugar de destaque no projeto de requalificação da orla da cidade, que já teve início na Boca do Rio e Ribeira. "A baiana de acarajé é o grande diferencial da orla de Salvador. Outras podem até competir em beleza, mas nenhuma tem esse patrimônio tão importante da nossa cidade", afirmou o administrador municipal.

O prefeito participou, nesta segunda, do Encontro Municipal de Baianas de Acarajé, realizado pela Secretaria de Combate à Pobreza e Promoção Social (Semps), no Centro Cultural da Câmara de Vereadores.

O objetivo foi discutir com as baianas o ordenamento da atividade, antes que seja cobrado na prática o cumprimento do decreto referente aos deveres e direitos da categoria. Porém, o debate foi dominado pela definição sobre a localização dos novos pontos de vendas nas praias, que incluiu ainda questões como a padronização das roupas das baianas e liberação de microcrédito para apoiar o desenvolvimento econômico da categoria.

Outro questionamento da categoria é sobre a atuação delas na areia da praia, uma vez que a legislação proíbe o preparo de alimentos no local. O prefeito propôs a criação de um grupo de trabalho para discutir o tema formado pela Associação das Baianas de Acarajé, Mingau, Receptivo e Similares, Semps, Semop e Saltur. "Não queremos impor nada. Vamos discutir com vocês, mostrar nosso projeto para a orla da cidade", disse o prefeito.

ACM Neto destacou ainda que, com o novo projeto de urbanização, a orla vai ganhar, em muitos pontos, uma nova configuração envolvendo a interdição de trânsito de veículos, a construção de novos passeios e centros de convivência, aumentando o espaço para a atuação das baianas. (As informações do A Tarde)

Nenhum comentário:

Postar um comentário