sexta-feira, 30 de agosto de 2013

SALVADOR É A CAPITAL COM MENOR CONCENTRAÇÃO DE FUMANTES, SEGUNDO PESQUISA

Salvador é a capital brasileira com a menor concentração de fumantes, revelou a pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel 2012), do Ministério da Saúde. Em 2012, 6% da população adulta soteropolitana diz ser fumante.

A capital com maior parcela de fumantes é Porto Alegre (18%), seguida de São Paulo e Rio Branco, ambas com índice de 15%. Nos últimos seis anos, a parcela da população que fuma em Salvador caiu 33%, mostra o estudo. Em 2006, 9% da população adulta se dizia fumante, índice que passou para 6% no ano passado. Em todo o país, a redução no período foi de 20%.

Os homens são os que fumam mais em Salvador, comparado com as mulheres. Em 2006, o índice de fumantes entre os homens era de 12% e passou para 7% em 2012. Já em relação às mulheres, a concentração era de 7%, em 2006 e caiu para 5% no ano passado.

Ainda segundo o estudo, apenas 1% da população soteropolitana fuma 20 ou mais cigarros por dia, sendo 2% homens e 1% mulheres. Já a frequência de fumantes passivos no domicílio na capital baiana é de 8% ( 8% em homens e 9% em mulheres).

"A queda do número de fumantes no país comprova que o Ministério da Saúde, em parceria com a sociedade, está no caminho certo ao investir em ações de prevenção e controle e também na oferta de tratamento para os fumantes. Estamos investindo cada vez mais na formulação de políticas públicas que promovam, continuamente, a melhoria da qualidade de vida da população brasileira", afirma o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. (As informações do Correio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário