Se você pretende trabalhar na área industrial, mais especificamente em uma das indústrias da Região Metropolitana de Salvador (RMS), preste muita atenção. O Centro de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic) espera criar 17 mil vagas de emprego, diretas e indiretas, para atuar na operação das plantas do polo até 2015. Com grande necessidade de mão de obra especializada e com formação técnica, a indústria tem investido em caçar talentos nas escolas técnicas e em capacitar trabalhadores recém-formados para as necessidades específicas das empresas.
A maioria das vagas deve ser resultado de ampliações das fábricas existentes e da abertura de novas unidades previstas para os próximos anos. Os setores de destaque são o químico, o petroquímico e o automotivo. A falta de mão de obra qualificada e a inexistência de cursos específicos de qualificação em determinadas áreas têm levado empresas da indústria de Camaçari, especialmente as do setor petroquímico, a se encarregar da formação profissional, sobretudo a de carreiras como a de operação e manutenção de plantas.
Profissões que exigem conhecimentos de como operar e manter as plantas são as com maior oferta. “Hoje, o Polo emprega mais de 45 mil pessoas. São aproximadamente 15 mil empregados diretos e mais de 30 mil indiretos”, explicou o superintendente de Desenvolvimento do Cofic, Érico Oliveira. “No universo do setor automotivo, por exemplo, cerca de 80% dos empregos se concentram nessa área. Levando em consideração o polo como um todo, são 60%”, disse Oliveira.
Na indústria petroquímica, a Braskem é empresa que se destaca na geração de empregos. Ao todo, possui seis unidades industriais em Camaçari e um escritório em Salvador, gerando quase 2 mil empregos diretos e 4,2 indiretos, via contratação de terceirizados. Além disso, a empresa anunciou, recentemente, o interesse de implantar uma nova fábrica no Polo de Camaçari.
A operação da fábrica também é destaque na geração de empregos. “O operador de processos químicos e petroquímicos é, em resumo, quem cuida da operação de uma planta industrial. Tem como atividades seguir as rotinas de inspeção de equipamentos, checar condições de segurança, finalizar a produção para a manutenção do maquinário, quando necessário, etc”, explica a gerente de educação industrial da Braskem, Nadja Mello Silva. “É alguém que cuida do dia a dia da área industrial e tem necessidade de conhecer bem o processo”, completou. (As informações do Correio)
Nenhum comentário:
Postar um comentário