A campanha nacional de vacinação contra a gripe começa terça-feira e segue até o dia 9 de maio, tendo o dia 26 como data de mobilização nacional. Este ano, a faixa etária foi ampliada para crianças de 6 meses a menores de 5 anos. O público-alvo da campanha em todo o país é de 49,6 milhões de pessoas e o Ministério da Saúde tem a meta de vacinar 80% desse público.
Também compõe esse grupo pessoas com 60 anos ou mais, gestantes e mulheres que acabaram de dar à luz (até 45 dias após o parto), trabalhadores de saúde, povos indígenas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. Portadoras de doenças crônicas não-transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais também devem se vacinar.
Para esse grupo não há meta específica de vacinação. Na Bahia, o público-alvo é composto de 3, 2 milhões de pessoas e foram enviadas 3,5 milhões de doses para o estado. Em todo o país, 53,5 milhões de doses da vacina serão distribuídas, protegendo contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela OMS para este ano: A/H1N1; A/H3N2 e influenza B.
A novidade da campanha deste ano é a ampliação do público-alvo infantil. Na campanha passada, apenas as crianças de 6 a 23 meses recebiam a vacina. Este ano, a faixa etária foi estendida até os 5 anos. As crianças precisarão tomar duas doses, sendo a segunda administrada nos postos de saúde 30 dias após a primeira. (As informações do Correio)
Nenhum comentário:
Postar um comentário