segunda-feira, 28 de abril de 2014

IMPOSTO DE RENDA: QUEM NÃO ENVIAR DECLARAÇÃO ATÉ QUARTA VAI PAGAR MULTA

Faltam pouco mais de 48 horas para o fim do prazo da declaração do Imposto do Renda Pessoa Física (IRPF) 2014, mas muitos contribuintes ainda não enviaram o documento. Até às 17h de sexta-feira, apenas 650 mil pessoas tinham prestado conta com o Leão na Bahia. Isso representa 59 % do total esperado pela Receita Federal no estado esse ano (1,1 milhão).

Quem não transmitir a declaração até às 23h59 de quarta-feira vai pagar multa de pelo menos R$ 165,74. Dados da Receita revelam que cerca de 167 mil pessoas entregaram o IR de 2013 (ano-base 2012) fora do prazo. Juntas elas arrecadaram R$ 4,3 milhões aos cofres do governo federal.

O auditor fiscal da Receita Demian Fagundes informa que, historicamente, mais da metade dos contribuintes obrigados a prestar conta com o Fisco só fazem isso nos últimos dez dias. O motivo? Ele não se arriscou em justificar: “Não sei. Tradicionalmente, os brasileiros costuma deixar tudo para cima da hora mesmo. Mas, isso não se restringe apenas a declaração do IR”. Para ele, essa demora não é por falta de esclarecimento ou pelo fato de desconhecimento do processo, já que boa parte dos declarantes são recorrentes. (As informações do Correio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário