Os devotos de São Jorge festejam nesta quarta-feira, 23, o dia do santo na Paróquia São Jorge, no Jardim Cruzeiros. A primeira missa começou às 8 horas e a última será celebrada às 19 horas pelo Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Marco Eugênio Galrão.
Os fiéis também vão participar de uma procissão do Largo de Roma até a igreja, onde terá a bênção do Santíssimo Sacramento. A caminhada sai às 16 horas. A comemoração a São Jorge, ou Oxóssi no sincretismo religioso, ainda conta com o tradicional caruru, que será distribuído aos devotos.
História - São Jorge nasceu na Capadócia, em região que hoje pertence à Turquia. Ele era filho de cristãos. Por isso, aprendeu desde cedo a ser obediente a Deus e crer em Jesus Cristo. Virou capitão do exército romano e se dedicou a profissão. Mas o imperador Diocleciano queria matar todos os cristãos, o que contrariou Jorge.
Depois dizer que os ídolos adorados nos templos pagãos eram falsos deuses, o imperador mandou torturá-lo até que ele negasse a fé em Jesus. Como ele não aceitou, Jorge foi degolado em 23 de abril de 303, que passou a ser o dia de devoção a ele. (As informações do A Tarde)
Nenhum comentário:
Postar um comentário