terça-feira, 1 de abril de 2014

GOVERNO REAJUSTA TABELA DE BEBIDAS FRIAS E PREÇO DA CERVEJA PODE SUBIR

A tabela que serve de base para tributação das “bebidas frias” – entre elas cervejas, águas, isotônicos, energéticos e refrigerantes – será reajustada, segundo portaria publicada pela Secretaria da Receita Federal, nesta terça-feira (1º), no Diário Oficial da União. Com isso, subirá a tributação incidente sobre os produtos. O governo, entretanto, não informou qual o porcentual de aumento médio para todos eles nem sobre cada item individualmente.

Informou apenas que espera arrecadar R$ 200 milhões a mais neste ano com a medida. Na semana passada, o governo já havia anunciado que os produtos poderiam sofrer aumento para que o Executivo tenha recursos suficientes para evitar a alta na conta de luz este ano. A medida tem relação com o uso da energia das termelétricas em 2014 - que é mais caro. De acordo com o governo federal, as empresas podem ou não repassar a alta da tributação para o consumidor.

Em anos anteriores, o reajuste foi repassado para os produtos. Assim, a decisão do Ministério da Fazenda de buscar mais recursos, com a alta da tributação da cerveja, refrigerante, água e isotônicos, para evitar o aumento da conta de luz, pode influenciar na inflação. Há quatro anos seguidos a inflação oscila ao redor de 6%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário