terça-feira, 29 de julho de 2014

BRASIL QUER ANTECIPAR 'TARIFA ZERO' ENTRE MERCOSUL E ALIANÇA DO PACÍFICO

O Brasil quer antecipar os prazos de desgravação (eliminação total das tarifas) do Mercosul com Colômbia, Peru e Chile, mas a medida ainda depende de negociações individuais com esses países, disse nesta segunda-feira (28) o chanceler Luiz Alberto Figueiredo.

“O Mercosul tem acordos com Chile, Colômbia e Peru que preveem um prazo de desgravação. Nossa parte já está muito avançada e queremos uma antecipação do prazo. Há uma boa vontade dentro do Mercosul. Agora, é necessário uma conversa com Chile, Colômbia e Peru para combinar essa antecipação de prazo”, afirmou Figueiredo em Caracas, onde participou de encontro de chanceleres do bloco para preparar a reunião de cúpula desta terça (29).

O chanceler descartou que o anúncio de um acordo nesse sentido durante a cúpula em Caracas, mais restrita ao Mercosul. A presidente chilena, Michelle Bachelet, cancelou a participação nesta segunda, alegando compromissos internos. Figueiredo explicou que, na prática, a medida significaria implantar tarifa zero no comércio entre os países o mais rápido possível. Pelos acordos atualmente em vigor, isso ocorreria até 2019. “O benefício para o Brasil é muito grande. A liberalização comercial garante fluxo mais equilibrado, colocação dos nossos produtos em novos mercados. Essa diversificação do comercial internacional é fundamental para nós”, disse o chanceler.

A proposta brasileira de antecipar a desgravação tarifária seria uma resposta à Aliança do Pacífico, bloco que inclui os três países sul-americanos e o México e que teria um perfil mais liberal do que o “esquerdista” Mercosul. Assim, na visão do Itamaraty, a antecipação da “tarifa zero” entre o Mercosul e os países sul-americanos da Aliança do Pacífico serviria para diluir divisões ideológicas no continente. Além dos mandatários dos cinco países do bloco, incluindo Dilma Rousseff, o presidente boliviano, Evo Morales, participará da cúpula. Seu país está em processo de formalização de ingresso ao Mercosul como membro pleno. (As informações da Folhapress)

Nenhum comentário:

Postar um comentário