sábado, 26 de julho de 2014

MUDANÇA NO SETOR ELÉTRICO BUSCA REDUZIR OSCILAÇÃO DE TARIFA DE ENERGIA

O setor elétrico vai passar por uma nova mudança com o objetivo de amortecer oscilações nas tarifas pagas pelos consumidores. A área econômica do governo ainda estuda a medida, que deve criar uma forma de reduzir os ajustes em épocas de crise. Em anos de forte seca, como 2013 e 2014, usinas perderam a capacidade de geração elétrica, o que gera o problema e obriga o setor elétrico a usar intensivamente usinas termelétricas, de custo mais alto.

Estimativas utilizadas pelo governo Dilma afirmam que a taxa paga pela energia no Brasil é praticamente equilibrada, quando comparada a cada década. No entanto, é percebido que, geralmente, há um bom regime de chuva em uma média de oito anos e seca mais intensa nos outros dois anos.

Os estudos realizados apontam para duas opções: a criação de um "fundo" para momentos de dificuldade do setor, a partir de recursos do Tesouro ou por meio de cobrança do consumidor; ou a utilização de reservatórios para economizar água das usinas em períodos de cheia. (As informações da Folha de S. Paulo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário