sábado, 26 de julho de 2014

CONFERÊNCIA MUNDIAL DA AIDS RECOMENDA LEGALIZAR A PROSTITUIÇÃO

Legalizar a prostituição seria uma maneira de tornar mais eficaz o combate ao vírus HIV e à Aids. Essa é a conclusão de uma série de sete estudos apresentados esta semana na 20ª Conferência Internacional sobre Aids, realizada em Melbourne (Austrália), e publicados na última terça-feira (22) pela revista científica britânica Lancet.

A conferência começou com uma vigília em memória de seis cientistas que deveriam participar do encontro e morreram na queda do voo MH17, da Malaysia Airlines, na Ucrânia - e terminou, nesta sexta-feira, com “um minuto de barulho para Gabriela”, uma homenagem a Gabriela Leite, a prostituta brasileira falecida em 2013 que deu nome ao Projeto de Lei 4.211/2012, do deputado federal Jean Wyllys (PSOL/RJ).

O projeto legaliza e regulamenta o trabalho sexual no Brasil. O documentário “Um Beijo Para Gabriela”, de Laura Murray, também foi exibido no último dia da conferência. “Com riscos elevados de HIV e de outras infecções sexualmente transmissíveis, trabalhadores sexuais enfrentam barreiras substanciais para acesso a serviços de prevenção, tratamento e cuidados, em grande parte por causa de estigma, discriminação e criminalização nas sociedades em que vivem.

Essas injustiças sociais, legais e econômicas contribuem para o alto risco de essas pessoas contraírem HIV”, escreveram os editores da Lancet na introdução da série, que foi coordenada por Chris Beyrer, da Escola de Saúde Pública Johns Hopkins.Bloomberg, de Nova York. Durante a conferência, Breyer foi anunciado como o novo presidente da Sociedade Internacional da Aids. (as informações do Estadão)

Nenhum comentário:

Postar um comentário