sábado, 26 de julho de 2014

ZONA VERDE VAI PARA OUTROS BAIRROS DE SALVADOR

A criação de vagas gratuitas para veículos de moradores de imóveis sem garagens, pelo Projeto Zona Verde, da prefeitura de Salvador, na avaliação de representantes do mercado imobiliário, é um importante instrumento para preencher o déficit de estacionamentos, sobretudo de prédios mais antigos, despreparados para o crescimento vertiginoso da frota de veículos nos últimos dez anos. Mas o setor alerta que a medida precisa ser estendida com urgência a todos os bairros com grande número de veículos parados em via urbana.

Inicialmente, o projeto vai disponibilizar 110 vagas na Barra, no final de agosto, e a previsão da Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador) é contemplar a Pituba, na sequência. Outros bairros também serão beneficiados, mas as datas e locais ainda não foram divulgados. "Vamos replicar para toda a cidade, e a Barra será um teste para nós, vamos usá-la como piloto", afirma o superintendente da Transalvador, Fabrizzio Muller.

O presidente da Associação Baiana das Administradoras de Imóveis e Condomínios (Abai), Manuel Teixeira, sugere que regiões com grande contingente populacional e elevado número de propriedades habitacionais, como Brotas, estejam entre as próximas da lista. "É um bairro antigo, que não se modernizou e inchou", diz Teixeira.

Costa Azul e Jardim Armação chamam a atenção pelo déficit de vagas. "Se não fizer agora em Armação, vai inchar, mas ainda existem terrenos que podem ser aproveitados", diz.

A criação de condições favoráveis para o estacionamento deve acompanhar a oferta de vagas, realça o presidente da Abai, Manuel Teixeira. "É importante ter policiamento e iluminação", afirma. Moradora do condomínio Vila Verde, na Vila Laura, Rebeca Pontes, 26, reclama da insegurança para estacionar, já que seu prédio não possui garagem. "É muito perigoso", afirma a universitária.

Já o diretor comercial da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi), José Azevedo Filho, acredita que outras medidas para desafogar o trânsito, como mais investimento na mobilidade urbana e favorecimento das condições para o uso de bicicletas, desmotivam o uso massivo de automóveis. "O problema dos estacionamentos passa pela mobilidade urbana". (As informações do A Tarde)

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