A prévia da inflação, medida pelo IBGE para o mês de julho, mostra que o índice continua cedendo, o que contraria as previsões de que ficaria fora de controle. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15) registrado em julho, conhecido como a prévia da inflação oficial, caiu para apenas 0,17%, o que representa 0,3 ponto porcentual abaixo da taxa registrada em junho, que foi de 0,47%. O economista André Perfeito, da Gradual Investimentos, viu o resultado como positivo e acredita que o pior já passou.
"Este é um dos menores valores para o mês de julho e traz certo alívio para o Banco Central e sua política de manutenção dos juros em patamares elevados (tanto em termos nominais quanto reais). É provável que tenhamos passado pelo pior das expectativas inflacionárias, o Focus deve começar a ser revisado para baixo (levemente) com os dados mais baixos na margem", disse o analista, em comunicado, segundo o jornal O Globo.
Para os últimos 12 meses, o índice ficou em 6,51%, o que significa que ainda está ligeiramente acima do teto da meta, que é de 6,5%. O índice deste mês só não foi menor devido ao item habitação, que subiu 28,63% pressionado pelas diárias de hotéis, que tiveram elevação atípica devido à Copa do Mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário