quarta-feira, 24 de agosto de 2016

BAHIA FARMA VAI CONSTRUIR NOVA FÁBRICA EM CONQUISTA

Em parceria com o laboratório Cristália, a Bahiafarma vai produzir em Vitória da Conquista, sudoeste baiano, fármacos para tratamento de tumores (tamoxifeno e capecitabina) e da doença falciforme (hidroxiureia), a fim de atender à demanda do Sistema Único de Saúde (SUS) de todo o país. O investimento estimado é de R$ 20 milhões na instalação da unidade, que deve gerar cerca de 300 postos diretos de trabalho e ter sua produção também destinada à exportação.

O memorando de entendimento para a construção da fábrica foi assinado pela Bahiafarma e pelo laboratório na última segunda-feira, durante viagem do governador Rui Costa a Vitória da Conquista. O galpão para instalação da fábrica já foi construído pela administração municipal. "Nossa estimativa é que a unidade esteja funcionando em um ano", afirmou Rui Costa.

"A subsidiária da Bahiafarma solucionará definitivamente a demanda dos pacientes com anemia falciforme, visto que o mercado brasileiro sofre com irregularidade no abastecimento do medicamento importado", afirma o secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas. Vilas-Boas ressalta que a Bahia registra a maior incidência da doença no Brasil, por se tratar de uma disfunção que atinge principalmente a população negra.

"São mais de quatro mil pessoas cadastradas na Fundação de Hemoterapia e Hematologia da Bahia (Hemoba) com a doença, que deve ser diagnosticada logo após o nascimento, por meio do teste do pezinho", aponta. "Estima-se que a cada 650 nascidos vivos um possui a doença e traço falciforme", diz o secretário.

O diretor-presidente da Bahiafarma, Ronaldo Dias, destaca que a assinatura do convênio "é mais um passo no processo de expansão da Bahiafarma como um centro indutor de um polo industrial farmoquímico e biotecnológico no estado". "Além de representar a ampliação dessa indústria no estado, a produção desses medicamentos vai significar, para o SUS, sensível redução de custos para sua aquisição". (As informações do A Tarde)

Nenhum comentário:

Postar um comentário