A eleição do vereador Antônio Marcos Araújo Lessa (PP), conhecido Marcos Có, para presidente da Câmara de Santo Antonio de Jesus, após impasse que gerou na entrega das chaves do parlamento à Justiça pela polícia da cidade. Foi parabeniza pelo deputado estadual Alan Sanches, presidente municipal do PSD. De acordo com Alan Sanches, a quebra do regimento interno, conforme comprovado pela Justiça, beirava a irresponsabilidade.
”Mas, felizmente, a lei foi cumprida e Marcos Có, de forma legítima, responsável é o novo presidente da Casa”, disse, complementando que: “quando vivemos num estado democrático de direito o primeiro princípio, em especial dos eleitos pelo povo, é respeitar a legislação”. O deputado destacou ainda o poder de articulação do vereador com maior número de mandatos na cidade, Délcio Mascarenhas (PP) em prol do desfecho do imbróglio. “Agora a cidade volta a ter tranquilidade política que só trará proposições positivas para Santo Antonio de Jesus”, concluiu.
No dia 1º de janeiro, vereadores que pertencem à base do governo eleito decidiram realizar eleição para a escolha do novo presidente da Câmara no dia, desobedecendo a Lei Orgânica do município, que prevê eleição para mesa diretora no dia 2. Na ocasião, o vereador Francisco Freire, do PRP, foi eleito presidente da Câmara. A votação contou com a participação de sete vereadores da sua base de governo.
Cinco edis faltaram e outros dois, que fazem parte do grupo do ex-prefeito, entre eles o então presidente interino da Câmara, Délcio Mascarenhas, do PP, estavam presentes no momento da posse, mas deixaram o plenário após se recusarem a realizar a eleição e um verdadeiro tumulto se instalou. Na ocasião, policiais militares fecharam a Casa e entregaram as chaves ao Judiciário local que determinou a convocação de novas eleições.
Nenhum comentário:
Postar um comentário