quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

FERRY: REFORÇO DE FROTA DEVE CUSTAR R$ 83,2 MILHÕES

O governo do Estado vai investir cerca de 36 milhões de euros (R$ 83,2 milhões) na aquisição de três embarcações para o sistema ferryboat. Elas farão a ligação entre os terminais de São Joaquim, em Salvador, e de Bom Despacho, na Ilha de Itaparica. O governador Jaques Wagner assinou na tarde desta terça-feira, 29, a autorização para o lançamento do edital de pré-qualificação. Empresas estrangeiras também podem concorrer para fornecer os três ferries.

Segundo o edital, as embarcações deverão ter, no máximo, dois anos de uso. A capacidade deve ser ideal para transportar pelo menos 200 automóveis e 1.500 passageiros. A previsão é que o processo de compra dure, no mínimo, seis meses. Segundo o secretário estadual de Infraestrutura e vice-governador, Otto Alencar, o custo médio de cada uma das embarcações deve variar entre 10 milhões e 12 milhões de euros. "Mas isto é somente uma projeção", ressaltou.

O governador Jaques Wagner disse que o processo de compra tem a consultoria da empresa Internacional Marítima. A empresa deve assumir emergencialmente a gestão do sistema. "Não faríamos uma intervenção dessas sem ter por trás quem nos desse cobertura", completou o governador. Ele disse ainda que o investimento do Estado nas embarcações será ajustado no edital de contratação definitivo da Internacional.

Wagner ressaltou que como o Estado investirá na aquisição das embarcações, poderá cobrar da empresa um valor mais baixo para a realização das travessias. Segundo ele, a compra foi necessária para garantir o funcionamento do sistema. "Se fosse esperar a contratação da empresa para realizar a compra, o sofrimento (dos usuários) seria maior". (As informações do A Tarde)

Nenhum comentário:

Postar um comentário