segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

MINISTRO DIZ QUE CERCA DE 80 ESTÃO INTERNADOS EM ESTADO GRAVE APÓS TRAGÉDIA EM SANTA MARIA

Cerca de 80 pessoas continuam internadas em estado grave em hospitais de de Santa Maria e Porto Alegre após o incêndio na boate Kiss, que deixou mais de 230 mortos na madrugada deste domingo. Segundo declarou o ministro da Saúde Alexandre Padilha, em entrevista coletiva na manhã desta segunda-feira (28), no Centro Desportivo Municipal de Santa Maria, a maioria dos internados apresentam quadro de intoxicação respiratória.

"Ficamos a noite toda acompanhando pacientes que estavam nos hospitais. O objetivo principal agora é salvar o máximo de vítimas possíveis. Queremos manter a possibilidade de haver leitos vagos de UTI em Santa Maria como retaguarda, porque os casos podem evoluir. Não tivemos nenhum óbito na madrugada, mas permanecemos em alerta permanente", disse Padilha.

Segundo o jornal Zero Hora, 40 feridos estão em hospitais de Santa Maria e outros 39 seguiram para centros especializados no atendimento de queimados em outras cidades, 37 deles em Porto Alegre, ao longo da madrugada desta segunda-feira. Outras transferências de feridos devem ocorrer durante o dia.

O ministro alertou que aqueles que sobreviveram ao incêndio ainda podem apresentar sintomas de pneumonia química, como tosse e falta de ar, nos próximos três dias. Profissionais intensivistas de outros estados.

"O segundo objetivo é aliviar o sofrimento dos familiares. Psiquiatras, psicólogos e assistentes sociais estão no ginásio, nos hospitais e em centros de assistência. Somente ontem (domingo) houve quase 200 atendimentos médico-psicológicos a parentes de vítimas", relatou Padilha. (As informações do G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário