quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

LEPROSÁRIO SERÁ DEMOLIDO PARA CONSTRUÇÃO DO NOVO COUTO MAIA

O secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, anunciou, nesta quarta-feira, 23, que o Hospital Dom Rodrigo de Menezes (HDRM), antigo leprosário, em Cajazeiras II, será demolido para a construção do novo Instituto Couto Maia (ICM). A unidade será especializada em dermatologia sanitária, assim como a atual sede do Hospital Couto Maia e do HDRM. De acordo com Solla, as atividades do HDRM, que atende pacientes com hanseníase, serão encerradas no próximo dia 4 de fevereiro.


Solla destacou que esta é uma medida importante para combater o estigma que ainda existe em relação à hanseníase "Não cabe mais na sociedade atual um leprosário. A modalidade de atendimento à pessoa com hanseníase é ambulatorial dentro dos serviços, como qualquer outra doença infecciosa", reiterou.
O secretário explicou ainda que o motivo para a desativação do antigo leprosário para a construção de uma nova unidade é a qualificação do atendimento às pessoas com doenças infecto-contagiosas.

"O prédio do Couto Maia é belíssimo, mas a estrutura física não é mais adequada, por isso alguns serviços são limitados", disse. Segundo Solla, o atual prédio onde funciona o Hospital Couto Maia, construído em 1853, será sede para o Hospital Especializado em Atenção à Dependência Química, primeiro no Estado com esta especialidade. (As informações do Correio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário