domingo, 27 de janeiro de 2013

PROFISSIONAIS QUALIFICADOS ESTÃO EM FALTA NO MERCADO

O mercado de trabalho no Brasil vive uma dicotomia: de um lado, são mais de sete milhões de desempregados, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e, do outro, empresas de norte a sul do País com dificuldades para contratar mão de obra. Atualmente, os profissionais mais escassos são engenheiros, os superqualificados na área técnica e aqueles que desempenham funções ligadas ao avanço tecnológico, com faixas salariais que variam de R$ 2 mil a R$ 9 mil, segundo estudos da IBM e da Page Personnel. O tempo para recrutamento é, em alguns casos, de até 120 dias.

O motivo principal da escassez é a falta de qualificação. No caso da engenharia, não é que existam poucos habilitados. São, no total, mais de 32 mil registrados para atuar na Bahia. E, por ano, mais de mil deles chegam ao mercado oriundos, em grande parte, das 36 faculdades de engenharia do Estado.

A conta não fecha porque a quantidade de qualificados não é suficiente para acompanhar a crescente demanda de obras e trabalhos na indústria, motivada pelo crescimento econômico do País nos últimos anos. Na Bahia, a principal demanda é por engenheiro mecânico e eletricista, que tem vasta atuação na indústria e construção. Fábio Heinzen, engenheiro mecânico, por exemplo, conquistou uma vaga na Eternit há 60 dias. Coordenador de manutenção, ele destaca a dificuldade de encontrar mão de obra qualificada.

Para áreas de formação técnica, especialistas em carreira apontam ainda falhas na formação. "As escolas técnicas formam multiprofissionais, mas a qualidade está aquém do esperado", afirma Luís Fernando Martins, da Page Personnel. Aliado ao problema, ainda existe resistência aos cursos técnicos, por conta da valorização do nível superior. "É justo querer fazer faculdade, que é prestígio no Brasil, mas não podemos abandonar a essência do curso técnico. E, se nada for feito, vamos pagar um preço caro", diz Daniel Magno, da Máxxima Centro de Carreira. (As informações do A Tarde)

Nenhum comentário:

Postar um comentário