quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

CASAL PRESO POR TRÁFICO DE PESSOAS MORAVA EM CAJAZEIRAS

O casal preso pela Polícia Federal em Salvador nesta quarta-feira (3), acusado de traficar pessoas para a Espanha, residia em Cajazeiras. Conforme informações divulgadas em entrevista coletiva na tarde de hoje, "Neguinha" e "China", como eram conhecidos, convenciam jovens do bairro de Paripe, no Subúrbio Ferroviário, a ir trabalhar na Europa como dançarinas em casas de show. Elas eram enviadas para as cidades de Salamanca e Ávila, na Espanha.

Cinco baianas foram libertadas após o desbaratamento da quadrilha e estão sob custódia da Polícia Espanhola (Cuerpo Nacional de Policia). Uma outra brasileira, de prenome Renata, foi presa na Europa acusada de atuar no tráfico das jovens, juntamente com um espanhol, que era seu companheiro.

A operação Planeta, realizada pela PF e a Polícia Espanhola, foi motivada por uma denúncia anônima realizada “Ligue 180” da Secretaria de Política Para as Mulheres (SPM), do Governo Federal. Somente em Salvador, foram cumpridos 6 mandados de prisão e de busca e apreensão de documentos, celulares e computadores.

De acordo com a Secretaria Nacional de Justiça, a Bahia é o 3º Estado do país no ranking de pessoas traficadas internancionalmente.

Ao serem aliciadas as mulheres contraíam voluntariamente uma dívida de mil euros com o casal de Cajazeiras, com a promessa de ganhar cem euros por dia de trabalho. Ao chegar na Espanha, contudo, a quadrilha retirava o passaporte das jovens, e forçava as vítimas a se prostuírem.

De acordo com a PF, as vítimas ganhavam cem euros por programa e recebiam ameaças contra suas famílias, caso tentassem se recusar a participar do esquema. Elas vivam em condições de degradação e só poderiam retornar para casa quando conseguissem saldar a dívida. Com informações da TV Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário