Até janeiro de 2013, 106 municípios em 19 estados foram beneficiados com o Cartão de Pagamento de Defesa Civil. O programa transferiu para os governos estaduais e municipais mais de R$ 315 milhões para ações de socorro, assistência às vítimas e restabelecimento de serviços essenciais. Para os estados foram destinados R$ 256 milhões, o equivalente a 81% do valor total, e os municípios receberam R$ 59 milhões, o que corresponde a 18,7 %.
O cartão foi criado em 2011 e seu uso é permitido apenas em situações de emergência e estado de calamidade pública reconhecidos pela Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), vinculada ao Ministério da Integração Nacional. O cartão deve ser utilizado para a aquisição de material e a contratação de serviços destinados a ações de defesa civil. As compras parceladas, o saque de dinheiro em espécie e o uso no exterior são proibidos.
Segundo o secretário Nncional de Defesa Civil, Humberto Viana, a celeridade com que o recurso é repassado ao estado e município é um aspecto importante, além da transparência, a boa utilização do recurso público, já que se pode obter acesso online às informações. "Podemos ver o que foi comprado e quem comprou”, disse.
Os municípios do Acre, de Alagoas, do Amapá, do Amazonas, da Bahia, do Ceará, do Espírito Santo, do Maranhão, de Minas Gerais, do Pará, do Paraná, da Paraíba, de Pernambuco, do Piauí, do Rio de Janeiro, do Rio Grande do Norte, do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e de Sergipe receberam recursos por meio do Cartão de Pagamento de Defesa Civil. (As informações da Agência Brasil)
Nenhum comentário:
Postar um comentário