Os 43 vereadores entre eleitos e reeleitos de Salvador que tomaram posse de seus cargos, nesta terça, 01, à tarde, em cerimônia realizada no plenário da Câmara Municipal, têm nesta quarta, 02, às 9 horas, a primeira obrigação do mandato: eleger a nova Mesa Diretora da Casa para o biênio 2013/2014. O vereador Paulo Câmara (PSDB), em seu terceiro mandato, é o nome de consenso entre as bancadas. Mas, ainda assim, terá de disputar com o estreante Hilton Coelho (PSOL), que lançou, de última hora, a sua candidatura à presidência.
Câmara disse que vai procurar o vereador do PSOL para evitar o bate-chapa, mas está tão confiante na vitória que anunciou, pouco antes de tomar posse, a composição da Mesa que já havia acordado com os demais partidos. A primeira vice-presidência será ocupada pelo vereador Carlos Muniz (PTN); a segunda vice pelo vereador Isnard Araújo (PR); a terceira vice por Fabíola Mansur (PSB).
A primeira secretaria ficará com o vereador Arnando Lessa (PT); a segundo secretaria com Orlando Palhinha (PP) e a terceira secretaria com a vereadora Kátia Rodrigues (PMN). Responderá pela ouvidoria a vereadora Aladilce Souza (PCdoB), e a corregedoria ficará com o vereador Geraldo Júnior (PTN). Apesar da chance remota de vir a ser eleito, o vereador Hilton Coelho, disse que sua candidatura "está mantidíssima". "Minha candidatura é de afirmação programática, contribuir para o debate sobre a preservação do interesse público", explicou Coelho, criticando o que chamou de "esvaziamento" das candidaturas lançadas.
O psolista informou, ainda, que mantém a disposição de instalar o "gabinete de rua" na Praça Municipal, além de mover uma ação judicial, em protesto por ter ficado sem gabinete. Na última eleição, a Câmara de Salvador, que tinha 41 vereadores, ganhou mais duas cadeiras. Para a futura ouvidora da Casa, a vereadora comunista Aladilce Souza, é legítimo o interesse do vereador em disputar a presidência.
Mas ela assinala que a Mesa Diretora deve refletir, de maneira equilibrada, o conjunto das forças, tanto na direção política como administrativa. "Conseguimos chegar a uma composição que abrange a grande maioria dos vereadores", pontuou Aladilce. (As informações do A Tarde)
Nenhum comentário:
Postar um comentário