segunda-feira, 1 de julho de 2013

PREFEITURA ANUNCIA PROJETOS PARA INCENTIVAR USO DE BICICLETA

A Prefeitura de Salvador divulgou que pretende implantar, até o final deste ano, ciclofaixas, ciclorrotas e um sistema de compartilhamento de bicicletas públicas em ruas e avenidas da capital baiana. Enquanto o compartilhamento de bicicletas deverá funcionar durante toda a semana, as ciclofaixas e ciclorrotas poderão ser utilizadas, inicialmente, apenas aos domingos e feriados.

Ambos os projetos agradaram representantes de associações de ciclistas e especialistas em mobilidade urbana. No entanto, o fato de as ciclofaixas e ciclorrotas funcionarem apenas aos domingos e feriados dividiu opiniões. Professora do Departamento da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Denise Ribeiro afirma que Salvador está atrasada em relação à implantação de projetos de incentivo ao uso de meios de transporte alternativos.

"O espaço público já não suporta tanto automóvel. As alternativas para facilitar a mobilidade são o transporte coletivo e uso da bicicleta, além do incentivo à caminhada em locais em que isso seja possível", defendeu Denise, que é pesquisadora da área de transporte sustentável e de uso de bicicletas.

Para ela, o funcionamento das ciclofaixas e ciclorrotas apenas aos domingos e feriados caracteriza o uso da bicicleta como lazer e não como meio de transporte. "Não contribui para tornar a mobilidade de Salvador sustentável, pois a quantidade de carros nas ruas ainda será alta durante a semana", pontuou a pesquisadora.

O secretário do Escritório da Copa do Mundo Fifa 2014, Isaac Edington, argumentou que "por meio do lazer, como já acontece em algumas capitais brasileiras, é possível também criar um novo estímulo ao cidadão e atrair uma nova legião de adeptos ao uso das bicicletas em nossa cidade". (As informações do A Tarde)

Nenhum comentário:

Postar um comentário