A inauguração da fábrica da Torres Eólicas do Nordeste (TEN), nesta sexta-feira, 30, em Jacobina, no centro-norte do estado, consolida a Bahia na posição de mercado gerador e produtor de equipamentos para parques de energia eólica. Inaugurada com a presença do governador Rui Costa, a unidade contou com o investimento de 30 milhões de euros, com capacidade para produzir, por ano, 200 torres de aço destinadas a aerogeradores, gerando 850 empregos diretos e indiretos. No total, sete fábricas de componentes para o setor já operam no estado.
"É um investimento muito importante para Jacobina e para a Bahia", ressaltou Rui Costa. "Deus nos presenteou com ventos de melhores perfis e volume do país e isso propicia que o estado receba muitos projetos no setor de energia eólica, a exemplo de fábricas como essa", disse.
A planta da TEN fica na Serra do Tombador, próximo aos parques eólicos instalados na região, e recebeu investimentos por meio de uma joint venture - união de empresas - entre o grupo francês Alstom e a construtora Andrade Gutierrez. (As informações do A Tarde)
Nenhum comentário:
Postar um comentário