segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

SECA AFETA 46 MILHÕES E CRISE É PIOR NO NORDESTE

A seca se espalhou pelo Brasil: 45,8 milhões de pessoas sofrem com a falta de água, o que significa 20% do país, segundo levantamento feito pelo Jornal O Globo com base em informações de comitês de bacias hidrográficas e governos estaduais. No total, 936 municípios estão em situação de emergência.

Cinco das maiores cidades brasileiras foram atingidas pela estiagem. Na lista, estão Belo Horizonte, Campinas e Recife, além de Rio de Janeiro e São Paulo, que já viram seus reservatórios alcançarem o volume morto. O sistema Cantareira, o maior de São Paulo, pode ficar sem água em julho, caso a relação entre o número de chuvas e o consumo continue o mesmo, segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais.

A Situação mais crítica, contudo, está no Nordeste, onde a seca é um problema crônico. No Rio Grande do Norte, por exemplo, os municípios de Acari e Currais novos esperam que a água acabe nos próximos dois meses: o reservatório que os abastece está em 2%. Em todo o estado, os reservatórios pequenos e médios estão zerados e os grandes operam a 20% da capacidade.
A crise tem feito os governantes declararem situação de emergência e procurar o governo federal. Alguns têm apelado até para a boa vontade dos céus.

Nesse domingo, em comemoração ao seus 52 anos e aos 461 da cidade de São Paulo, o prefeito Fernando Haddad (PT) disse que o melhor presente seria chuva no Sistema Cantareira. Os céus, contudo, não atenderam: o nível de água voltou a cair e o Sistema opera a 5,1% da capacidade. “Sinceramente, não há o que fazer para substituir de imediato o Cantareira. É um sistema muito grande que tem participação significativa no fornecimento de água para São Paulo”, avaliou o geólogo Pedro Luiz Côrtes, professor da área ambiental da Universidade de São Paulo (USP). (As informações do G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário