quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

MATA ESCURA: EMPRESA DE ÔNIBUS SÃO MULTADAS POR NÃO CIRCULAREM NO BAIRRO

As empresas de ônibus que operam no bairro de Mata Escura começaram a ser multadas pela prefeitura, na terça-feira (27), por não circularem no bairro pelo terceiro dia seguido. Mesmo com a medida, hoje o dia começa sem a certeza de que a população - que vive uma onda de insegurança patrocinada por traficantes locais - tenham coletivos.

O Sindicato dos Rodoviários avisou que no início da manhã desta quarta-feira (28) vai reavaliar a situação do policiamento e da segurança para decidir sobre o retorno. Segundo o titular da Secretaria Mobilidade (Semob), Fábio Mota, a cada viagem que os ônibus deixam de entrar no bairro, as empresas devem pagar R$ 542.

A avaliação do secretário municipal é que a segurança no bairro já foi restabelecida. Ele afirmou inclusive que ontem, após reunião com o secretário estadual da Segurança Pública, Maurício Barbosa, houve a garantia do apoio da Polícia Militar na intensificação da vigilância na área.

Morador do bairro, o vendedor Rafael Rodrigues deixa o trabalho após as 22h e conta que o retorno para casa tem sido tenso. “Quando chego, o comércio já está fechado, as ruas desertas e tenho que andar até depois do fim de linha. É uma falta de humanidade (não ter transporte)”, criticou.

A reunião de Mota, ontem à tarde, com o titular da SSP-BA ainda debateu de forma mais ampla a segurança nos ônibus na capital. Barbosa avaliou que, atualmente, as imagens dos circuitos de vídeo dos veículos são de péssima qualidade e, além disso, demoram de chegar à polícia após os crimes.

O titular da SSP-BA recomendou ainda a retirada da publicidade traseira nos ônibus, para facilitar o monitoramento da PM, questão que será levada por Mota ao Setps (órgão que representa os empresários de ônibus). O presidente da entidade, Horácio Brasil, preferiu não se posicionar sobre o tema.

A Semob deve agendar com as empresas de ônibus uma reunião para discutir as queixas e pedidos da SSP. Equipes das duas pastas irão se reunir para debater melhorias no fluxo de trocas das imagens das câmeras e traçar ações conjuntas para reduzir as ocorrências e melhorar a segurança dos passageiros. (As informações do A Tarde)

Nenhum comentário:

Postar um comentário