Apesar das dificuldades enfrentadas pelo cenário de crise, a Petrobras confirmou ontem o seu apoio a organizações e iniciativas sociais. A estatal anunciou que continua patrocinando os principais blocos afros e de afoxés da Bahia. No Carnaval deste ano, o investimento previsto será de R$ 2,6 milhões.
Desde 2006, a companhia realiza ações para contribuir com o resgate da herança cultural africana no Brasil e para a construção de uma identidade afrodescendente. Em nota, o gerente regional e Comunicação Institucional da Petrobras no Nordeste, Darcles Andrade, ressaltou que o patrocínio às entidades de matriz africana no Carnaval é um desdobramento do compromisso da empresa na defesa e valorização da cultura brasileira.
“A Petrobras patrocina desde 2006 os blocos afros e de afoxés de Salvador, com o objetivo de preservar as manifestações culturais que deram vida ao Carnaval, uma das maiores expressões de cultura popular do mundo”, destacou o executivo da empresa.
O Carnaval da Bahia tem como traços marcantes a democratização da cultura e uma musicalidade e dança próprias, originadas, principalmente, da influência negra no estado, ressalta a empresa. “ A Bahia é o berço brasileiro da herança cultural africana e a Petrobras considera importante contribuir para a visibilidade dos blocos afros e de afoxés no maior espetáculo de rua do planeta”, complementou Darcles.
No ano passado, o patrocínio para a folia soteropolitana envolveu um investimento total de R$ 10 milhões, sendo R$ 7 milhões pagos à prefeitura, na compra de uma cota oficial da festa e outros R$ 3 milhões para os blocos afros e trios elétricos independentes, que desfilaram nos circuitos oficiais sem cordas, segundo dados passados pela empresa em coletiva à imprensa em fevereiro de 2014 no Sheraton Hotel da Bahia, no Campo Grande. (As informações do Correio)
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