sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

SETE PRAIAS ESTÃO IMPRÓPIAS PARA BANHO EM SALVADOR E LAURO

Sete praias foram consideradas impróprias para banho pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) neste final de semana. De acordo com o relatório de balneabilidade, seis delas ficam em Salvador e uma em Lauro de Freitas.

Em Ondina, é desaconselhado o banho na praia próxima ao Morro da Sereia, em frente ao Edifício Maria José. A mesma recomendação vale para as praias de Armação (em frente ao Clube Inter. Pass), Boca do Rio (em frente ao Posto Salva-Vidas), Corsário (em frente ao Posto Salva-Vidas Patamares), Penha (em frente à Igreja Nossa Senhora da Penha), Canta Galo (atrás da antiga fabrica da Brahma, atual FIB) e Periperi (atrás da estação Férrea).

De acordo com resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), a praia é considerada imprópria quando mais de 20% das amostras coletadas, em cinco semanas consecutivas, apresentarem resultado superior a 1.000 coliformes fecais ou 800 Escherichia coli, ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2.500 coliformes termotolerantes ou 2.000 Escherichia coli ou 400 enterococos por 100 ml de água.

O Inema também não recomenda tomar banho de mar com o tempo chuvoso, pois as praias podem ser contaminadas por arraste de detritos diversos, carregados das ruas por meio das galerias pluviais, podendo causar doenças. Além disso, é desaconselhável, mesmo em dias de sol, o banho próximo à saída de esgotos, desembocadura dos rios urbanos, córregos e canais de drenagem. (As informações do A Tarde)

Nenhum comentário:

Postar um comentário