A Fundação de Hemoterapia e Hematologia Bahia (Hemoba) promove nesta terça-feira (1) e quarta-feira (2), no município de Santo Amaro, na Praça da Purificação, uma campanha para a doação de sangue. O trabalho, que será desenvolvido com o Hemóvel (unidade móvel), será das 8 às 15h30 para o cadastramento de doadores. A iniciativa da Hemoba já está visando os festejos juninos, época em que ocorrem muitos acidentes, principalmente no interior do estado, e cresce bastante a demanda por bolsas de sangue e hemoderivados.
Qualquer pessoa pode se tornar um doador de sangue desde que preencha os requisitos mínimos. Os candidatos à doação devem ter entre 18 anos e 65 anos de idade, peso mínimo de 50 quilos, devem estar descansados e alimentados. Nada de bebida alcoólica por pelo menos 12 horas antes da doação ou comidas gordurosas por pelo menos 4 horas.
O candidato não pode apresentar quadro infeccioso para qualquer doença. Todas essas e outras condições são avaliadas em entrevista clínica antes da doação e checadas em laboratório, com exames feitos no sangue, após a doação. O candidato também faz exame de hemoglobina para verificar se está anêmico. Ao se apresentar para a doação, o candidato não deve esquecer de mostrar um documento de identificação atualizado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário