sexta-feira, 18 de junho de 2010

MORRE ESCRITOR PORTUGUÊS JOSÉ SARAMAGO


O escritor português e Prêmio Nobel de Literatura morreu hoje, em sua residência em Lanzarote, aos 87 anos. Segundo fontes da família, o falecimento ocorreu por volta das 13h no horário local (8h de Brasília), quando o escritor estava em casa, acompanhado da mulher e tradutora, Pilar del Río. José Saramago havia passado uma noite tranquila. Após o desjejum de costume e de ter conversado com a mulher, começou a sentir-se mal e pouco depois morreu.

Perda – O português José Saramago deixa um legado de opiniões fortes e uma vasta obra literária. Prêmio Nobel de Literatura em 1998, primeiro escritor de língua portuguesa a obter a honraria, Saramago mostrou ao longo de sua vida uma paixão duradoura pela literatura. Seus livros são marcados pelos períodos longos e pela pontuação em muitos momentos quase inexistente.

O velório de José Saramago será realizado a partir das 17 horas no horário local (13h em Brasília) na localidade espanhola de Tías, em Lanzarote (nas Ilhas Canárias), informou nesta sexta-feira, 18, o prefeito do município, José Juan Cruz. Familiares do escritor informaram que, após a cerimônia fúnebre, o corpo será levado para Lisboa, onde haverá outro velório, no plenário da Prefeitura da capital portuguesa, seguido do sepultamento.

A previsão é de que o governo de Portugal envie em até 24 horas um avião à ilha de Lanzarote para repatriar os restos mortais do escritor. Segundo porta-vozes oficiais, a ministra da Cultura Gabriela Canavilhas estará a bordo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário