terça-feira, 26 de outubro de 2010

ACIDENTE DA GOL: JUSTIÇA CONDENA CONTROLADOR DE VOO

A Justiça Militar condenou, nesta terça-feira, 26, o controlador de voo, sargento Jomarcelo Fernandes dos Santos, que trabalhou no dia do acidente com o voo 1907 da Gol, a um ano e dois meses de prisão. Ele é acusado de homicídio culposo (quando não há intenção de matar). A queda do avião, que colidiu com o jato Legacy, matou 154 pessoas no dia 29 de setembro de 2006.

Ainda cabe recurso ao Superior Tribunal Militar (STM). O sargento foi condenado por 4 votas a 1. Outros quatro controladores, João Batista da Silva, Felipe Santos Reis, Lucivando Tibúrcio de Alencar e Leandro José Santos de Barros, foram absolvidos. Eles eram acusados pelo Ministério Público Militar (MPM) de negligência por deixar de seguir as normas militares de segurança.

Já Jomarcelo Santos foi acusado de não ter informado sobre o desligamento do sinal anticolisão do Legacy e por não informar ao oficial que o substituiu sobre a mudança de altitude do jato. Se o sinal estivesse ligado, a aeronave da Gol seria informada da aproximação do jato.

O advogado do controlador, Roberto Sobral, disse que pretende recorrer da decisão e que seu cliente não tinha condições de atuar no controle de tráfego aéreo, porque não fala inglês. Os pilotos do jato são norte-americanos. (As informações são do A Tarde)

Nenhum comentário:

Postar um comentário