quinta-feira, 28 de outubro de 2010

SUPERÁVIT DA BALANÇA DA PETROBRAS NO ANO DEVE SER MENOR QUE EM 2009

A balança comercial da Petrobras deve encerrar o ano com um superávit perto de US$ 2 bilhões, abaixo do resultado de US$ 2,8 bilhões verificado em 2009, disse o diretor de Abastecimento da estatal, Paulo Roberto Costa.

Segundo ele, o resultado será inferior ao registrado no ano passado devido ao aumento de importação de alguns derivados.

"Tenho convicção de que vamos fechar o ano bastante positivo, mas acho que vai ficar um pouco abaixo do ano passado", disse ele a jornalistas após cerimônia que marcou entrada em operação do navio-plataforma Cidade de Angra dos Reis, o primeiro sistema definitivo de produção na área de Tupi, no pré-sal da Bacia de Santos.

"Tivemos que importar muito diesel neste ano e tivemos paradas técnicas, forçando a importação de derivados e isso vai afetar a balança", acrescentou Costa. De acordo com ele, as refinarias da empresa estão sendo capacitadas para aumentar a produção de diesel do país.

Costa destacou que a demanda por combustíveis em 2010 está bastante aquecida e com elasticidade bem acima do Produto Interno Bruto (PIB). O executivo estima que o mercado crescerá dois dígitos neste ano.

O aumento no consumo está sendo impulsionado neste ano por gasolina e querosene de aviação (QAV), com números acima de 15% até o primeiro semestre. "O crescimento no segundo semestre continua excepcional", disse ele.

Costa explicou que o aumento na demanda por gasolina em 2010 se deve ao aumento no preço do etanol e do QAV em razão do grande movimento nos aeroportos do país. (As informações são do G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário