sábado, 23 de outubro de 2010

G-20 DECIDE AMPLIAR PODER DE PAÍSES EMERGENTES NO FMI

O grupo dos 20 (G-20), que reúne países industrializados e os principais emergentes do mundo, concordou com uma reforma histórica do Fundo Monetário Internacional (FMI), disse o diretor-gerente do Fundo, Dominique Strauss-Kahn. "Seremos um quadro totalmente legítimo", disse ele. "Isso representa a maior reforma já feita na governança da instituição".

Os países europeus concordaram em ceder duas de suas oito cadeiras no conselho do Fundo que, em vez ter seus membros apontados, será inteiramente eleito. A reforma tem como objetivo atualizar a estrutura anacrônica que baseava-se no equilíbrio de forças após a II Guerra Mundial e dá aos países emergentes uma representação mais proporcional na instituição, com mais voz e poder de voto.

O conselho do FMI vai se reunir nas próximas semanas para ratificar a decisão. Vai levar cerca de um ano para que os europeus decidam quais de seus menores países cederão as cadeiras. EUA, Japão, Reino Unido, Alemanha, França, Itália, Brasil, Rússia, Índia e China manterão seus assentos como maiores acionistas. (As informações são do A Tarde)

Nenhum comentário:

Postar um comentário