terça-feira, 26 de outubro de 2010

CAMAÇARI: CÂNCER DE BOCA É TEMA DE CAMPANHA

Na manhã desta terça-feira (26), as unidades de saúde de Camaçari realizaram diversas palestras e oficinas sobre a importância da higiene bucal e do auto-exame. As ações fazem parte do Dia D de Combate ao Câncer de Boca, promovido pela Coordenação de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde (Sesau).

Na Unidade de Saúde da Família (USF) da Piaçaveira, o Dia D teve início com uma palestra da cirurgiã-dentista Adna Barros. O objetivo da iniciativa é combater a incidência do câncer de boca no Município, através de ações preventivas e conscientização da comunidade.

De acordo com a dentista, as pesquisas científicas revelam que os grupos mais acometidos pela doença são os de pessoas acima de 40 anos, fumantes, consumidores de álcool e usuários de próteses dentárias, especialmente os homens, que ainda representam os maiores consumidores de cigarro.

Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) de 2010 indicam que o câncer de boca é o quinto tipo mais comum da doença no Nordeste entre os homens e o sétimo entre as mulheres. Adna Barros esclarece que a diferença se deve ao tabagismo.

Em continuidade as ações de prevenção, o próximo passo é direcionar as pessoas ao consultório odontológico para realizar o exame clínico bucal. Os pacientes que apresentarem lesões bucais serão encaminhados para tratamento nos Centros de Referência do Estado.

Para o representante da Coordenação de Saúde Bucal do Município, Tiago Novaes, o diagnóstico precoce só é possível se houver uma interação maior entre o dentista e a comunidade, associado à prática de higiene bucal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário