terça-feira, 19 de outubro de 2010

EMPRÉSTIMO CONSIGNADO PARA SERVIDOR MUDA

A partir de agora, os servidores públicos estaduais, incluindo os inativos e pensionistas, poderão refinanciar a dívida de empréstimo consignado em até 84 meses pelo Banco do Brasil (BB). O prazo, que até dia 14 era de, no máximo, 48 meses, foi estabelecido pelo Decreto de nº 12.426, publicado na quinta-feira passada.

“É como se o BB comprasse a dívida do funcionário. Isso vai dar um fôlego maior para os servidores”, diz o diretor de recursos humanos da Secretaria de Administração da Bahia (Saeb), Robson Carvalho, informando que os interessados devem procurar o BB para pedir o refinanciamento.

O decreto também traz uma maior clareza no cálculo das margens de empréstimo com desconto em folha. Pelas novas regras, a soma das consignações definidas em favor de instituições financeiras não pode ultrapassar 30% da remuneração líquida do servidor ou pensionista. O custeio de programas de incentivo para o servidor, a exemplo do Credicesta, também fica limitado a 30% do salário líquido.

Porém, a mudança é que as obrigações assumidas em favor de entidades sindicais e socioassistenciais não podem exceder 7,5% da remuneração líquida. “Vale ressaltar que esses são descontos facultativos, ou seja, o segurado adere ou não”, acrescenta Carvalho.

Além disso, a partir de agora, o empréstimo só poderá ser depositado na conta-salário do servidor. Segundo o dirigente, a iniciativa visa aumentar a segurança, impedindo que falsários contratem empréstimo em nome do servidor e abram contas novas para receber o dinheiro.

Outra novidade é que a Saeb, num prazo de 45 dias, vai implantar um sistema que possibilitará ao servidor acompanhar as operações de crédito via internet, por meio de uma senha. (As informações são do Correio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário