quarta-feira, 27 de outubro de 2010

SECRETARIA DO TRABALHO, ASSISTÊNCIA SOCIAL E DIREITOS DO CIDADÃO REALIZA AVALIAÇÃO NUTRICIONAL DOS FUNCIONÁRIOS

A constante preocupação com os hábitos alimentares e com a saúde dos funcionários da Secretaria do Trabalho, Assistência Social e Direitos do Cidadão (Setad) está entre as prioridades da Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional (Cosan). Este mês, a equipe da COSAN realizou a avaliação nutricional de 137 funcionários da Setad, numa ação que também serviu para a comemoração do Dia Mundial da Alimentação, ocorrido no dia 16.

Além de verificar peso e altura, identificar a prevalência de obesidade e sobrepeso e traçar um diagnóstico alimentar dos representantes das mais variadas áreas da secretaria, as médicas, nutricionistas e assistentes sociais da Cosan orientaram os funcionários sobre a importância da alimentação saudável e sobre os problemas causados por hábitos nocivos como tabagismo, consumo excessivo de álcool e sedentarismo.

“Sugerimos aos funcionários que se submeteram à avaliação a adoção de hábitos saudáveis e de uma dieta alimentar balanceada, além do permanente cuidado com a saúde para que tenham melhor qualidade de vida e para que possam obter melhores resultados nas suas atividades profissionais”, salienta Rita de Cássia Alves da Silva, coordenadora da Cosan.

A idéia, segundo Rita, é realizar a avaliação nutricional de todos os funcionários da Secretária, tão logo sejam tabulados os resultados da primeira ação e apresentados ao secretário Marcelo Abreu.

“Os resultados obtidos serão expostos nos murais de cada um dos prédios da secretaria e todos serão informados sobre as próximas avaliações que faremos. Observamos um interesse muito grande de todos no que se refere à escolha da alimentação adequada, aos cuidados com a saúde e com a qualidade de vida e já estamos nos preparando para uma nova etapa de avaliação, com outros grupos de funcionários”, explica.

Um dos mais entusiasmados com a ação da Cosan é Adenilson Nascimento, técnico do Núcleo de Tecnologia da Informação, 32 anos, que também é instrutor de Box, mestre de capoeira e praticante de futebol. “ Fiquei feliz em ter sido convidado para fazer uma completa avaliação nutricional. Foi um momento importante para saber se meus hábitos alimentares são saudáveis ou não e para tirar dúvidas, que são muitas.

Como pratico esportes duas horas por dia, sete dias por semana, todo cuidado é pouco. Fiquei sabendo, por exemplo, que estava ingerindo muito líquido durante as refeições, principalmente no almoço e que isso estava me prejudicando. Eu nem tinha idéia do problema e agora estou intercalando melhor o consumo de água me poupando durante as refeições. Sugiro que todos façam a avaliação”.

Por: Sergio Toniello

Nenhum comentário:

Postar um comentário