segunda-feira, 25 de outubro de 2010

POLÍCIA FEDERAL INVESTIGA ASSASSINATO DE ÍNDIO PATAXÓ NA BAHIA

A Polícia Federal (PF) de Ilhéus (BA) está investigando o assassinato do índio José de Jesus da Silva, 37 anos, ocorrido na madrugada deste domingo (24), perto da aldeia caramuru-paraguaçu, em Pau Brasil (BA). A vítima é da tribo pataxó hã hã hãe e teria sido vítima de uma emboscada, segundo informações da coordenação da Fundação Nacional do Índio (Funai), em Ilhéus.

Silva foi sepultado nesta segunda-feira (25) na aldeia onde vivia. De acordo com informações da polícia, ele foi baleado nas costas.

Segundo Denise Dias de Oliveira Cavalcanti, delegada da superintendência regional da PF, uma equipe de agentes foi ao local para apurar as circunstâncias da morte do índio. "Se foi uma morte relacionada ao problema de conflito agrário, o caso será atribuição da Polícia Federal. Caso não tenha relação com questão da terra, a investigação ficará a cargo da Polícia Civil."

Denise afirmou que os índios invadiram seis fazendas na região de Pau Brasil desde o começo deste mês. "A morte do índio foi o primeiro relato de violência na região que recebi desde que as terras foram ocupadas pelos indígenas", disse a delegada.

A coordenação da Funai, em Ilhéus, disse que os ânimos dos índios estão exaltados e a situação é considerada tensa na região depois do crime. Uma equipe da fundação está acompanhando o trabalho de investigação inicial da PF.

Uma testemunha informou à Funai que o índio foi morto durante uma emboscada. Essa possibilidade está sendo analisada pela PF, segundo a delegada Denise. (As informações são do Correio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário