quinta-feira, 28 de outubro de 2010

VITÓRIA DA CONQUISTA: SUPERLOTAÇÃO DE PRISÕES ELEVA TENÇÃO

A transferência definitiva de 57 presos para o Presídio Nilton Gonçalves e delegacias da região marcou o fim de oito anos da carceragem do Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep), em Vitória da Conquista, a 509 km de Salvador, e abriu nova discussão em torno da superlotação carcerária no terceiro maior município do Estado, com mais de 310 mil habitantes.

Para abrir vagas extras, a polícia encaminhou para a cadeia de Poções 39 detentos que estavam no Nilton Gonçalves. Mesmo assim, o problema persiste, já que a capacidade do presídio é de 187 presos e, atualmente, comporta 295.

O Sindicato dos Agentes Carcerários denunciou que o local está superlotado e sem condições de receber mais detentos. “Temos uma média de oito flagrantes por dia, o que representa mais 240 pessoas que virão para o presídio. Isso pode causar rebelião, motim, fuga em massa e morte”, listou o presidente do sindicato, Edfran Costa. A direção do presídio não quis se pronunciar sobre o assunto.

Com capacidade total para apenas 16 internos, o Disep chegou a receber mais de 100 homens, até ser interditado por determinação do juiz de direito da Vara do Júri da comarca, Reno Viana Soares. (As informações são do A Tarde)

Nenhum comentário:

Postar um comentário