O Sebrae divulgará na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio + 20, uma lista com 20 ideias de negócios sustentáveis. Hoje, o caderno Empregos, Concursos & Negócios antecipa com exclusividade os detalhes de cada empreendimento e mostra como se transformar em um “profissional verde” virou a missão de quem enxerga um mercado em expansão.
A Rio + 20 acontece de 13 a 22 de junho. Entre as opções de negócios (veja relação na página 3) estão fábricas de cosméticos e embalagens ecológicos, reciclagem de lixo eletrônico e indústria de pavimento ecológico. Além disso, existem dicas para empresas como lava-jatos, lavanderias e pousadas, que podem – e devem – se tornar sustentáveis e competitivas diante de consumidores que valorizam quem adere à economia verde.
“Quem se posicionar nesse mercado terá vantagem e estará preparado para o futuro”, pontua o diretor técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos, após lembrar que existem mais de 400 oportunidades de negócios catalogadas no órgão. Agora, o desafio é adequar o modelo de gestão de cada um e torná-los sustentáveis.
E para assegurar que a economia verde garanta satisfatórios green jobs (empregos verdes), Santos diz ser necessário ser inovador. “É compreender práticas e processos e fazer diferente para fazer melhor”.
Um exemplo de quem segue essa máxima é o administrador Fábio Rocha, 40 anos. Desde 1997 ele é sócio-diretor de uma consultoria em gestão sustentável. Antes, a mesma empresa atuava na área de recursos humanos. “Fui visionário e investi para tornar a empresa referência no setor”, comenta. (As informações do A Tarde)
Nenhum comentário:
Postar um comentário