domingo, 2 de dezembro de 2012

DIA DE SANTA BÁRBARA MARCA CICLO DE FESTAS POPULARES

Católicos e religiosos do candomblé vão celebrar, nesta terça-feira, 4, o Dia de Santa Bárbara que, na Bahia, é associada ao orixá Iansã. Há quatro anos com título de patrimônio imaterial da Bahia, o festejo abre o ciclo de festas populares de verão, embora a estação só comece oficialmente no próximo dia 22.

As homenagens começaram sábado passado, com missa na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, no Pelourinho. Este ano, o tema é Santa Bárbara, discípula de Jesus Cristo e protetora da humanidade em tempo de tempestade.

A programação terá o auge amanhã com a missa campal, às 8h30, celebrada pelo capelão do templo, padre Gabriel dos Santos Filho. Já os religiosos do candomblé vão oferecer caruru em diversos pontos da cidade.

"Juntos a nossa fé fica mais forte, mas eles cultuam uma santa e nós um orixá. A associação feita entre as duas divindades foi no passado, quando os negros não podiam manifestar religião. Hoje, nós separamos uma coisa da outra", explica a ialorixá Mãe Jacira de Iansã.

Independentemente da crença, o vermelho é a cor do dia. Ele está presente na ornamentação das ruas e nas vestes dos participantes da festa religiosa.
O vermelho simboliza o fogo, e Santa Bárbara também é a padroeira dos bombeiros. No candomblé, Iansã tem sob o poder dela o fogo, os raios e os ventos. (As informações do A Tarde)

Nenhum comentário:

Postar um comentário