domingo, 2 de dezembro de 2012

OPERAÇÃO PORTO SEGURO: WAGNER RECEBEU EMPRESÁRIOS A PEDIDO DE ROSEMARY

A assessoria do governo da Bahia confirmou que o governador Jaques Wagner, recebeu dois representantes da Tecondi e da Formitex, empresas supostamente beneficiadas pelo esquema desbaratado pela Polícia Federal na Operação Porto Seguro, a pedido de Rosemary Noronha, ex-chefe de gabinete da Presidência em São Paulo.

O encontro com Carlos Cesar Floriano (Tecondi) e Alípio Gusmão (Formitex) com Wagner ocorreu em 4 de fevereiro de 2009, após conversas entre Rosemary e Paulo Vieira, diretor afastado da Agência Nacional de Águas, apontado pela Polícia Federal como chefe de uma quadrilha que comprava pareceres técnicos. Tanto ele, quanto o irmão Rubens Vieira, foram soltos na noite de sábado após uma semana de cárcere.

A reunião, conforme e-mails trocados entre Rose e Paulo, aconteceu no Centro Administrativo da Bahia. A própria Rose passou os números do telefone da secretária do governador. Segundo Wagner, o encontro foi agendado porque se tratava de uma “audiência institucional solicitada pela secretária do gabinete da Presidência”.

Os empresários, segundo os e-mails, estavam interessados em pedir incentivos fiscais ao governo baiano para reativar uma fábrica do setor químico no Centro Industrial de Aratu, na Região Metropolitana de Salvador. A assessoria do governador diz que foram tratadas questões burocráticas, com um “grupo de empresários que demonstrou interesse em realizar um empreendimento na Bahia e queria informações sobre as regras vigentes e os trâmites legais, mas que o negócio não se concretizou”.

De acordo com a PF, Floriano pede a Paulo em e-mail de 9 de janeiro de 2009: “Compramos uma área na Bahia. É uma área grande, onde funcionava a fábrica da Dow Química. Temos intenção de reativá-la e também ampliá-la. O presidente do nosso grupo gostaria de uma audiência com o governador. Você tem como ajudar nesse agendamento?”. Rose levou 19 dias para agendar a reunião. “Acertei com o governador Jaques Wagner a audiência com o sr. Alípio (Tecondi). Pode falar em meu nome”, afirmou por e-mail. (As informações do Correio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário