O Abrigo Dom Pedro II, órgão ligado a Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps) comemorou nesta terça-feira (2) a Páscoa, com um almoço tradicional que é realizado todos os anos para os idosos residentes. Na ocasião também foi realizada a comemoração dos aniversariantes do mês.
No cardápio, as comidas típicas da época, como vatapá, caruru, farofa, bolo, entre outros itens, liberados apenas para os que gozam de boa saúde. Já os idosos que tem restrições alimentares, e precisam comer alimentos sem sal, sem gordura ou pastosos, receberam sua refeição com dieta elaborada por um nutricionista.
Para o gestor da Semps, secretário Maurício Trindade, “ esses eventos festivos são extremamente importantes, pois proporcionam momentos marcantes de integração entre a gestão e os abrigados, trazendo alegria para eles. Além disso proporcionamos lazer através de passeios, banhos de mar e atividades que eles possam participar”, finalizou.
De acordo com Romilda Costa de 83 anos, residente na casa há sete “é muito bom essas comemorações, porque alegram nossa rotina”. Ela disse ainda que “o lugar é bom de morar, aqui a gente tem tudo que precisa, tem companhia, se precisar tem quem socorra. Os abrigos pagos são muito caros para quem ganha um salário mínimo”.
Administrado pela Prefeitura Municipal de Salvador, o Abrigo Dom Pedro II conta com serviços de saúde (nutricionista, fisioterapia, médico clínico, equipe de enfermagem, terapia ocupacional, psicóloga), acompanhamento social e lazer através do teatro, cinema e passeios. Atualmente a unidade acolhe 72 idosos, com faixa etária entre 61 a 101 anos.
Por: Sergio Toniello
Nenhum comentário:
Postar um comentário